domingo, 3 de outubro de 2010

Ética hacker

No dia 25/09 tivemos aula com o professor Americo, quando este explicou que hacker significa alguém que é expert em informática e que tem como filosofia de vida ter o trabalho como diversão, por exemplo quando um hacker se dedica a descobrir falhas em um programa de computação o faz com prazer por mais complicado que seja.

Impressionante é que a maioria das pessoas como eu antes dessa aula, tem a ideia de hacker como um ser nocivo que invade redes para roubar e adulterar informações sigilosas; Americo nos revelou que pessoas que agem dessa forma negativa são denominados crackers, mas porque tamanha confusão? Com certeza não é do interesse da grande mídia de que a população tenha conhecimento do que significa ser um hacker, pois a filosofia hacker prega o trabalho como fonte de prazer e pricipalmente o compartilhamento do saber pois o hacker acredita na produção coletiva de conhecimento, algo primordial na sociedade da informação.

O professor Americo disse que não vê o computador como ferramenta mas como uma linguagem e como tal deve ser usada na educação como meio de melhoria das condições de vida das pessoas, e esse é o nosso grande desafio como educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário